Login |
     
  Explicação do exame de ecografia  
 

O que é uma ecografia?
Um estudo de ecografia é um teste que envolve a aquisição de imagens do corpo com recurso a ondas sonoras. A ecografia ou ultra-sons pode servir para avaliar tecidos moles como os músculos e glândulas superficiais (mama, tiróide, testículos). Também pode avaliar vasos sanguíneos.
Usa pulsos sonoros enviados através da pele para o interior do corpo, estes sons ao chocarem com os tecidos do corpo originam um eco (som que recua), esse eco captado pela mesma sonda que produziu o som, reconstrói uma imagem. O exame é indolor e realizado por um médico especialista com treino em ecografia. As imagens são gravadas, fotografadas e interpretadas de forma a poder fazer-se um diagnóstico.
 
Quem necessita de um estudo ecográfico?
A ecografia é dos exames mais realizados em radiologia na actualidade. É uma ferramenta de diagnóstico muito sofisticada que ajuda o médico a compreender a causa de determinada perturbação.
       
O que pode ser diagnosticado com a ecografia?
Explorando as várias áreas do corpo humano com ecografia, permite-nos diagnosticar problemas como:

  • Sinovites – tenossinovites de várias articulações.
  • Ombro doloroso ao permitir avaliar a coifa dos rotadores ou compressões e rupturas dos músculos supra-espinhosos.
  • Lesões musculares em geral.
  • Também é possível investigar o pescoço, a tiróide e a mama. A ecografia é um excelente método de avaliação da mama em mulheres jovens.
  • Abdómen.
  • Estudos pélvicos e ginecológicos trans-vaginais.
  • Estudos do tracto urinário incluindo ecografia da prostata  trans-rectal.


Para estudo da mama, fazer ecografia ou mamografia?
Em mulheres em idade de risco de cancro da mama, habitualmente depois dos 40 anos, a mamografia é o primeiro exame. Se a mamografia tiver alguma dificuldade na visualização de todo e seio e habitualmente essa dificuldade surge em seios muito densos, o radiologista recomendará que se complemente o estudo com ecografia. O rastreio deverá ser primeiramente realizado com mamografia.
Em mulheres jovens ou com o seio muito denso, o primeiro estudo deverá ser ecografia, mais facilmente detetará nódulos e áreas de desorganização estrutural do seio.
    
Quem poderá fazer uma ecografia?
Não existe qualquer contra-indicação para ecografia, podem realizar ecografia as grávidas, recém-nascidos, crianças, adultos e idosos.