Login |
     
  No dia do exame  
 
Antes do Exame
Por favor chegue cerca de 1 hora antes do seu exame caso este seja um estudo pélvico ou meia hora antes caso seja um estudo abdominal. Em todos os restantes estudos tente chegar pelo menos 10 minutos antes da hora marcada para que se prepare e faça a recepção. Por favor não traga crianças a acompanhar.
 
Uma assistente verificará os seus dados pessoais no momento da sua recepção para assegurar de que todos estão correctos.
 
Após realizado o seu registo, um dos nossos bem treinados técnicos de radiologia procederá a um teste de segurança suplementar, lhe fará algumas perguntas de forma a garantir que não tem nenhuma contra-indicação para o estudo que vai realizar.
 
Para a maioria dos estudos requeremos que o doente esteja em jejum há pelo menos 4 horas, na eventualidade de ser necessário injectar contraste intra-venoso. Alguns estudos raramente requerem contraste intra-venoso, como sejam os da coluna vertebral, os osteo-articulares do joelho, cotovelo, punho, etc. e por isso não necessitam de jejum ou qualquer preparação prévia.
 
 Traga roupas práticas, tipo fato de treino ou “jogging”, de forma a poder deitar-se numa mesa estreita sem constrangimentos. Durante o exame pode manter algumas pecas de roupa de forma a ficar confortável, sem frio ou calor. Por vezes temos de afastar a roupa da região a estudar, por isso quanto mais pratica for a sua roupa mais fácil e confortável se torna no momento do estudo. Evite vestidos, saias justas ou curtas, evite camisolas de mangas apertadas ou muito justas ao pescoço.
Ser-lhe-á também pedido para remover todo o tipo de jóias, relógios, acessórios metálicos (soutien) apenas da área a estudar.
 
Agradecemos que todos os seus bens pessoais sejam guardados por um seu familiar ou acompanhante. Na eventualidade de se encontrar só, permanecerão em lugar seguro junto das suas roupas.
 
Em alguns exames poderá ser-lhe fornecido um pijama descartável, em papel têxtil, para que o vista e fique confortável. São pijamas de uma utilização apenas, que fornecemos aos doentes sem custo adicional e que poderá, caso o pretenda, levar consigo após o exame.
              
Durante o estudo
Após retirar a roupa desnecessária, será acompanhado(a) pelo técnico(a) à sala de TAC onde lhe será pedido que se deite na mesa de exame, em posição relativamente confortável. Apesar de estreita tem um colchão de espuma fino e almofada ou apoio de cabeça, que lhe proporciona conforto aceitável.
 
A região do corpo a estudar será colocada debaixo da ampola de raio X e dos detetores, sendo como um grande arco com pouca profundidade. Não é um túnel, apenas uma argola grande.
 
Em todo o tempo do estudo o técnico, que conduz o seu exame, estará a observa-lo através de uma janela de vidro. Durante todo o tempo pode falar com o técnico, a maquina possui microfones e a sua voz será de imediato ouvida por este.
 
Durante o estudo pode ser pedido para não respirar ou para encher o peito de ar e não respirar. Tente cumprir essa tarefa. Antes de vir fazer o seu exame treine em casa com ajuda de um familiar a suspender a respiração. Bastarão 20 a 30 segundos. Muitos estudos ficam degradados por respirar durante o exame.
Também muito importante não se mover quando o exame está a ser adquirido. O técnico ira informa-lo de como saber quando não se deve mexer (quando as luzes estiverem laranjas não se pode mover).
 
 

Após exame de TAC
 Antes de abandonar as instalações da Imagem Diagnóstica, terá a oportunidade de beber sumos, água, chã ou café e comer pequenos snacks ou biscoitos que estão disponíveis na sala de espera. Não coma antes do exame.
 
As imagens obtidas serão mais tarde avaliadas por um médico especialista em radiologia com experiência de sub-especialidade (neuro-radiologia, radiologia musculo-esquelética, pélvis, pulmão, etc.) que então elaborará um relatório dentro de 5 dias úteis. No caso de ser um estudo urgente, por favor avise previamente, para que o exame com relatório esteja disponível mais cedo.