Login |
     
  Dia do Exame  
 
Antes do Exame
Um estudo de ecografia é um teste que envolve a aquisição de imagens do corpo usando-se para isso ondas sonoras. A ecografia ou ultra-sons pode servir para avaliar tecidos moles como músculos e glândulas superficiais (mama, tiróide, testículos, etc), também pode avaliar vasos sanguíneos. Pulsos de ecos são enviados através da pele para o corpo, estes produzem um eco que volta ao aparelho de ultrasonografia e que detecta e reconstrói uma imagem através desses ecos provenientes dos tecidos. O exame é sistematicamente realizado por um médico especialista em ecografia, as imagens são gravadas e interpretadas de forma a poder fazer-se um diagnóstico.
 
No dia do exame
Habitualmente os estudos abdominais requerem um jejum de 5 a 6 horas. Os estudos pélvicos na mulher requerem bexiga com urina, quase cheia. Nos homens a bexiga com urina mas pouco cheia, menos de metade. Os restantes exames não precisam de qualquer preparação nomeadamente a mama, a tiróide ou outros tecidos moles.
Se necessitar de assistência, de alguém que o acompanhe durante o exame, por favor informe a recepcionista à sua chegada.
 
Por favor chegue 5 a 10 minutos antes do seu tempo de exame. Se chegar tarde vai perturbar o normal desenvolvimento e acarretará atrasos a outras pessoas. Por favor não traga crianças no dia do seu exame.
 
Ser-lhe-á pedido para que destape a área que vamos examinar, seja o pescoço, a mama, o abdómen, a pélvis ou um dos membros superiores ou inferiores. Ser-lhe-á colocado um gel sobre a pele a examinar, o gel é lubrificante, não tem gordura pelo que se por acaso tocar a roupa não produz qualquer mancha. É um gel à base de água. Este gel está à temperatura ambiente e por vezes os doentes sentem pouco frio, uma sensação de frio na pele, sobretudo durante o inverno. O gel permitirá que se anule todo o ar que possa existir entre a pele e a sonda do equipamento. A sonda é como se fosse um pequeno rolo que está conectado por um cabo até o aparelho e depois fará o processamento das imagens e as mostrar no monitor. Pulsos de ultra-sons são enviados desde essa sonda através da pele para as partes que se quer estudar. Os tecidos do corpo humano vão reflectir os ultra-sons e enviar ecos de novo para a mesma sonda que as enviará aos sistemas de computador que existem dentro do aparelho de ecografia. A sonda será suavemente movida sobre a superfície cutânea e as imagens são produzidas em tempo real ou seja à medida que a sonda vai movendo o médico vai observando o seu organismo em tempo real.
 
As imagens obtidas serão avaliadas pelo médico especialista em radiodiagnóstico com a experiência de sub-especialidade (neurorradiologia, musculo-esquelética, pélvis, etc) que então realizará um relatório dentro 5 dias úteis. No caso de ser um estudo urgente, por favor avise previamente, para que o exame com relatório esteja disponível mais cedo.