Login |
     
  Explicação do Exame de Densitometria Óssea  
 
 

Em que consiste Densitometria Óssea?
Densitometria Óssea é um exame que utiliza raio-x de muito baixa intensidade na avaliação da quantidade de mineral no osso. Ser-lhe-á efectuado um exame, habitualmente à coluna lombar ou ao fémur, de forma que o equipamento consiga perceber o grau de mineralização que esses segmentos ósseos possuem. Ajustando o grau de mineralização à sua idade determinamos se o teor de cálcio dos seus ossos é normal ou deficitário. Na zona deficitária consideramos dois graus, osteopenia e osteoporose, sendo a segunda a mais grave e com risco elevado de vir a sofrer fracturas ósseas.

Porque necessito eu de um estudo de Densitometria Óssea?
A Densitometria Óssea permite antecipadamente dar a conhecer se determinada pessoa possui défice de cálcio nos ossos. É extremamente importante na prevenção de fracturas por osteoporose.

O que pode ser diagnosticado por Densitometria Óssea?
A Densitometria Óssea permite avaliar os níveis de cálcio no esqueleto por amostragem nas vértebras lombares, no fémur ou no úmero / rádio.
Classificamos os pacientes em três graus, normais, com dédice moderado ou osteopenia e com défice muito acentuado ou osteoporose.