Login |
     
  Explicação do Exame  
 
 

O que é um exame de Mamografia?
Mamografia é uma radiografia efectuada aos seios produzida em equipamento dedicado. É um equipamento especialmente concebido para realizar esses estudos que utiliza doses de radiação muito baixas, possui características físicas e parâmetros técnicos construídos especialmente para radiografar os seios. Só equipamentos da última geração serão capazes de detectar subtis alterações da densidade do tecido mamário, assim como diagnosticar microcalcificações, muitas vezes a apresentação inicial de um tumor maligno.
Os exames são conduzidos por Técnicas de Radiologia (mulheres habitualmente) experientes, treinadas neste tipo de aparelhos. As técnicas seguirão protocolos de estudos definidos e estritamente definidos à mama.
Por rotina cada seio é radiografado em duas posições, de face e perfil oblíquo. Após o seu exame a Técnica irá verificar se os seios ficaram correctamente posicionados, se não há artefactos de movimento ou de outro tipo.
Os exames ficarão em suporte informático e lidos em estações de trabalho (PACS) ou em películas radiográficas.

Porque necessito eu de um estudo de Mamografia?
A DHabitualmente a Mamografia é o exame mais importante de rastreio de cancro da mama. Em alguns ppaíses o rastreio inicia-se aos 40 anos, em Portugal aos 45 anos e estende-se até aos 70 - 75 anos.
Actualmente não existe nenhum outro estudo mais eficiente do que a mamografia para rastreio precoce de cancro da mama.


O que pode ser diagnosticado por Mamografia?
A Mamografia é um meio de diagnóstico capaz de diagnosticar nódulos, microcalcificações, desorganizações do estroma ou alterações que indiciem uma lesão mamária, seja inflamatória, infecciosa ou neoplástica.