Login |
     
  No dia do Exame  
 
Antes do Exame
Tente chegar 10 minutos antes da hora marcada, para que faça a recepção e se prepare. Por favor não traga crianças a acompanhar.

Uma assistente verificará os seus dados pessoais no momento da sua recepção para assegurar de que todos os seus dados estão correctos.

Após realizado o seu registo, um dos nossos bem treinados Técnicos procederá a um teste de segurança suplementar, lhe fará algumas perguntas de forma a garantir que não esta grávida e que não existe contra-indicação para que o estudo seja realizado.
TENTE CERTIFICAR-SE QUE NÃO TEM NENHUM ATRASO NO PERÍODO MENSTRUAL, ISSO PODE SIGNIFICAR UMA GRAVIDEZ PRECOCE SENDO ESTA UMA CONTR-INDICAÇÃO ESTRITA PARA EFECTUAR ESTE TIPO DE EXAME.

Não deverá realizar este estudo nos dias que antecedem o período menstrual. Nessa altura o seio fica mais denso e doloroso, sendo mais incómodo a sua compressão necessária para realizar o exame. Tente agendar o seu estudo em outra altura do mês.

Traga roupas práticas, de forma a poder despir-se da cintura para cima. Evite vestidos, estes obrigarão a que retire praticamente toda a roupa para realizar o exame.

Agradecemos que todos estes bens pessoais sejam guardados por um familiar ou pelo seu acompanhante ou na eventualidade de se encontrar só, permaneçam em lugar seguro junto das suas roupas.

Durante o estudo
Após retirar a roupa que lhe cobre o tronco, será introduzida na sala pela técnica onde, na posição de pé, colocará o seio sobre o apoio do equipamento, chamado mamografo.

A mama a estudar será comprimida progressivamente até se obter um valor mínimo de compressão, sem essa compressão mínima o equipamento não deixa realizar o exame. Algumas doentes sentem desconforto, outras, na sua maioria, toleram muito bem a compressão da mama.

Cada seio será estudado duas vezes, em duas incidências, desfasadas de aproximadamente 60º. Uma será crânio-caudal, outra em perfil oblíquo. Durante todo o tempo pode falar com a técnica, ele estará recetiva para que lhe coloque todas as questões que entenda necessárias e queira ver esclarecidas.

No momento em que a técnica realiza a mamografia, ser-lhe-á pedido para parar de respirar de forma a não se mover. É da máxima importância que a mamografia seja feita sem movimentos para que não se introduzam artefactos e depois geram uma leitura deficiente.
Dai ser muito importante não se mover quando o exame está a ser realizado. A  técnica irá informá-la do momento em que tal acontece.

Após o exame de Mamografia
Antes de abandonar as instalações da Imagem Diagnóstica, pergunte se existe mais algum exame para realizar. Muitas vezes os médicos assistentes solicitam mamografia e também ecografia mamária, ecografia pélvica e muitas vezes densitometria óssea. Não abandone as instalações antes de se assegurar de que realizou todos os estudos solicitados e prescritos pelo seu médico assistente.

As imagens obtidas serão avaliadas pelo médico especialista em radiologia com experiência em mamografia. Então elaborará um relatório dentro 5 dias úteis. No caso de ser um estudo urgente, por favor avise previamente, para que o exame com relatório esteja disponível na data que pretende.